top of page

Glossário das Testemunhas de Jeová


O glossário abaixo permite ao leitor acessar o uso de verbos, palavras e expressões utilizadas na seara sócio-religiosa das Testemunhas de Jeová. Se fosse de um idioma, seria orgulhosamente chamado pelas Testemunhas de Jeová dos países de língua portuguesa de "Teocratês" ou algo similar, visto que a pretensão é que tais clichês sejam um tipo de linguagem aprovada por Deus.

As terminologias e fraseologias da lista são recursos exclusivos de comunicação da organização das Testemunhas que ela incentiva, produzindo com isso um sentimento de "povo especial e diferente" em seus membros.

Frise-se também que algumas dessas palavras e expressões aparecem na Tradução do Novo Mundo (a tradução da Bíblia das Testemunhas de Jeová) e o Corpo Governante cuidou de atribuir a elas um aparente sentido bíblico, conforme seu próprio entendimento e interpretação particular das Escrituras Sagradas.

Separei aqui os mais ridículos. A lista completa pode ser encontrada aqui!

Ajuda Amorosa

Qualquer "apoio" à uma Testemunha, mas especialmente o de cunho "espiritual", como quando membros beiram à "inatividade" ou não têm plena participação nas atividades da organização. Tal "ajuda amorosa" vem no mesmo pacote de cobranças dos anciãos em suas "amorosas visitas de pastoreio". Alimento Espiritual

Toda e qualquer informação, instrução, norma, orientação, ensino, doutrina ou novos entendimentos ("novas luzes") providos pelo Corpo Governante desde Brooklyn, NY, EUA, auto-designado como o "escravo fiel e discreto" de Mateus 24:45. Apostasia

Ir contra qualquer instrução, informação, doutrina, ensinamento, etc, da organização, mesmo que não haja motivo bíblico envolvido. Afinal de contas, "só ela é a organização de Deus na Terra".

Associação

Juntar-se a outros irmãos para recreação(eles não usam a palavra diversão), estudo, reuniões, etc. A associação pode ser do tipo "recomendável" ou "não-recomendável".

Há a "má associação" ("pessoas do mundo"ou Testemunhas que não vivem "by the book" ou seguem com rigor a cartilha da Torre de Vigia) e a "associação edificante" (pessoas que se encaixam nos moldes da organização, formando assim a classe dos "teocráticos"). O termo é geralmente intercambiável com "amizade" ou "companhia."

Aqui é que está uma das maiores hipocrisias dessa "gente".

Pessoas do mundo não valem nada, não tem valor material, moral ou sentimental. São do mundo e vão para o inferno, a menos que aceitem a "verdade" dita por eles.

MAS, eles aproveitam, gozam e utilizam TUDO que o mundo e as pessoas do mundo oferecem. Engraçado não é mesmo?

- Você não vale nada, você é um mundano e vai para o inferno, MAS você criou o Facebook, a maior rede social do mundo, onde 99,9% dos usuários são MUNDANOS, onde a vaidade, a falsidade e a aparência imperam, portanto vou utilizar esta incrível ferramenta.

- Você não vale nada, você é um mundano e vai para o inferno, MAS você criou o Iphone e vou ter que comprá-lo.

- Você não vale nada, você é um mundano e vai para o inferno, MAS você criou a câmera, por isso vou usá-la para tirar selfies com meus irmãozinhos, tirar selfie durante as reuniões, durante os cânticos, durante os discursos nas assembléias e para mostrar meu vestido novinho, afinal, "Cada Reunião É Um Flash!"

- Você é um maldito Maçom/Católico/Evangélico/Espírita e tem essa empresa que emprega 10 mil pessoas, pode conseguir um emprego para mim?

A lista de hipocrisia é infinita e eu poderia ficar escrevendo até morrer...

A Verdade

O pacote de ensinamentos, instruções, informações, orientações, normas e doutrinas da Torre de Vigia.

Ouve-se muito as Testemunhas dizerem: "nasci/cresci/casei/morreu na verdade", referindo-se a nascer/crescer... em famílias cujos pais eram membros da organização da Torre de Vigia.

Cartão de Publicador

Ficha descritiva das atividades de cada membro: quantas horas fez de porta em porta, quantos livros, revistas e folhetos "colocou" e quantos "estudos" dirige. Essa ficha é atualizada mensalmente e serve de "termômetro" da "espiritualidade" da Testemunha de Jeová. Se você não foi ou não é "publicador" sabe que o modo como você é tratado é absurdamente diferente e preconceituoso. Resumindo, você é uma ovelha negra.

Conhecimento Exato

Apenas o conhecimento oferecido pela organização da Torre de Vigia, suas verdades teológicas, mesmo as mais absurdas.

Disciplina de Jeová

Disciplina de homens indevidamente revestidos de "autoridade divina".

Iníquos (injustos e justos)

Classificação de pessoas. Os "iníquos" estão fora da organização e levam uma vida "mundana" que promove sua própria destruição no Armagedom.

Os desassociados e dissociados, enquanto nesta condição, também são enquadrados nesta categoria. Os "injustos" são os que ainda não puderam receber testemunho cabal das "verdades" teológicas das Testemunhas e terão oportunidade de mostrar aceitação (e até perdão) de Deus.

Os "justos" são as Testemunhas fiéis aos ensinos bíblicos e, obviamente, aos mandados da organização.

Mundanos

Qualquer pessoa de fora da organização das Testemunhas, que não estudou a Bíblia segundo às publicações delas.

"Quantas Horas o Imão Fez este Mês?"

Pergunta costumeira entre as Testemunhas para investigar quanto um determinado membro se encontra "forte ou fraco espiritualmente".

Sistema de Coisas

O mundo cruel e alheado de Deus que será substituído pelo governo de Deus e transformado em um paraíso após o Armagedom. Sistema esse que eles aproveitam por completo!

Ungido

Testemunha que professa ser do pequeno grupo dos 144 mil que, de acordo com essa doutrina da organização, "receberam a chamada celestial e irão governar com Cristo desde os céus".

Visita de Pastoreio

Feita pelos "pastores congregacionais" a fim de dar encorajamento. Quase sempre tais visitas visam ao "restabelecimento espiritual", ou seja, um tipo de "aperto de parafusos" na "espiritualidade" da Testemunha para que ela volte a prestar o "devido" serviço em prol dos interesses da organização.

Experiência própria.

bottom of page